Campinas não registrou novas mortes pelo novo coronavírus na edição desta segunda-feira (9) do boletim epidemiológico da nova doença e isso pode estar relacionado a um problema no sistema do Ministério da Saúde (leia mais abaixo). Já entre os casos confirmados, são mais 269, chegando agora a 38.891 desde março.
Em relação aos óbitos, são 1.333 moradores que morreram em decorrência da covid-19. Há ainda 559 casos sob investigação (o mesmo número) e 85.540 casos já foram descartados (1.062 a mais).
A cidade também tem 14 óbitos em investigação e 37.272 pacientes recuperados do novo coronavírus (390 a mais). Em hospitais públicos e privados, 198 pessoas estão internadas com covid-19 (sem dados novos). Em isolamento domiciliar, estão 85 moradores (121 a menos).
PROBLEMA NO SISTEMA
Segundo o secretário de saúde Carmino de Souza, alguns dados do novo coronavírus podem estar represados no sistema do Ministério da Saúde e, por isso, não houve atualização.
"Conseguimos inserir, mas não conseguimos exportar os casos deste sistema. Isso ocorre no Estado de São Paulo inteiro e o governo falou hoje sobre esse problema. Isso causa um retardo nos casos de óbitos que não conseguimos confirmar", disse.
Segundo ele, isso não é a primeira vez que acontece e que a expectativa é que isso se resolva o mais rápido possível. "Alguns dados estão corretos, como os casos descartados", disse.